Projeto Carnaval

Justificativa 
Nosso país tem uma cultura muito rica e diversificada, porém o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e o que a televisão nos mostra muitas vezes são informações soltas ou de caráter comercial. Pensando nisso, o mini projeto pretende desenvolver atividades de pesquisa que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje. 

Duração: 01 a 22  de fevereiro de 2017

Objetivo Geral:
  • Trabalhar a data comemorativa Carnaval como uma manifestação cultural, pesquisando suas influencias e como ela é comemorada no âmbito regional e nacional.
Objetivos Específicos:
  • Pesquisar a origem da festa de carnaval; 
  • Saber como era o carnaval na época dos avós e pais; 
  • Conhecer as diversas formas de manifestações carnavalescas: escolas de samba, trio elétricos, marchinhas, galo da madrugada, bonecos de Olinda, etc.; 
  • Perceber o lado comercial do carnaval de Salvador com a venda de abadás; 
  • Desenvolver a linguagem oral, escrita, musical, artística e corporal;
  • Desenvolver as atitudes de respeito ao próximo. 
Ações Metodológicas:
  • Perguntar como a família costuma comemorar o carnaval. Como era na época dos avós, dos pais e atualmente. Conversar com os alunos sobre o carnaval. Sugestões: O que você costuma fazer no recesso de carnaval? Já foi ou vai participar do carnaval? O que achou divertido no carnaval? Vai usar fantasia ou máscara? Qual? 
  • Fazer a decoração da sala com fitas coloridas, bandeirinhas, papel picado. 
  • Reproduzir marchinhas de carnaval. 
  • Trabalhar com a letra das marchinhas, fazer paródias e outros atividades lúdicas. 
  • Confeccionar máscaras, mamãe sacode, chocalhos, pandeiros, etc.
Culminância
  • Bailinho de Carnaval, com desfile de fantasias e exposição das produções feita em sala de aula.
Sugestões pedagógicas

Providenciar: áudio e cópia das letras das marchinhas de carnaval: A jardineira,  Alalaô, Aurora, Cidade Maravilhosa,  Cabeleira do Zezé,  Cachaça não é água,  Me dá um Dinheiro aí!,  Ó abre alas, etc.

1) No Brasil o carnaval é festejado de várias formas! Pesquise e informe as diferentes manifestações carnavalesca do nosso pais.

2) Com a marchinha Mamãe eu quero 
- No primeiro momento ouvir a música. Depois cantar junto com as crianças, durante a semana toda, usando o chocalho de pet. 
- Fazer um cartaz com a música, ilustrando com desenhos de chupetas e mamadeiras, e afixar na sala de aula, cantar apontando a escrita. Você também pode fazer máscaras e painéis com mamadeiras e chupetas feitas com papel, pratinhos descartáveis ou bexigas! 
- Localizar e trabalhar a letrinha inicial do nome no cartaz. Depois, trabalhar a letrinha do nome dos coleguinhas. (EX: Com o M de Mamãe também escreve Maria, Mario...) 

3) Fazer Paródias de algumas Marchinhas 
Você pode fazer, juntos as crianças, várias paródias das marchinhas para cantar, dançar e se divertir, demonstrando carinho e afeição entre os colegas. 
Na brincadeira sugerimos a paródia da marchinha 'Me dá um dinheiro aí'. Faça uma roda e separe pares. Enquanto cantam, as crianças apontam para o coleguinha, trocando de pares quando terminar. Todos cantam e batem palmas acompanhando o ritmo da canção. ♫ Me dá um beijinho aí Ei você aí, me dá um beijinho aí, Me dá um beijinho aí! ♪

Comentários