Justificativa
Nosso país tem uma cultura muito rica e diversificada, porém o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e o que a televisão nos mostra muitas vezes são informações soltas ou de caráter comercial. Pensando nisso, o mini projeto pretende desenvolver atividades de pesquisa que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
Duração: 01 a 22 de fevereiro de 2017
Objetivo Geral:
Duração: 01 a 22 de fevereiro de 2017
Objetivo Geral:
- Trabalhar a data comemorativa Carnaval como uma manifestação cultural, pesquisando suas influencias e como ela é comemorada no âmbito regional e nacional.
- Pesquisar a origem da festa de carnaval;
- Saber como era o carnaval na época dos avós e pais;
- Conhecer as diversas formas de manifestações carnavalescas: escolas de samba, trio elétricos, marchinhas, galo da madrugada, bonecos de Olinda, etc.;
- Perceber o lado comercial do carnaval de Salvador com a venda de abadás;
- Desenvolver a linguagem oral, escrita, musical, artística e corporal;
- Desenvolver as atitudes de respeito ao próximo.
- Perguntar como a família costuma comemorar o carnaval. Como era na época dos avós, dos pais e atualmente. Conversar com os alunos sobre o carnaval. Sugestões: O que você costuma fazer no recesso de carnaval? Já foi ou vai participar do carnaval? O que achou divertido no carnaval? Vai usar fantasia ou máscara? Qual?
- Fazer a decoração da sala com fitas coloridas, bandeirinhas, papel picado.
- Reproduzir marchinhas de carnaval.
- Trabalhar com a letra das marchinhas, fazer paródias e outros atividades lúdicas.
- Confeccionar máscaras, mamãe sacode, chocalhos, pandeiros, etc.
- Bailinho de Carnaval, com desfile de fantasias e exposição das produções feita em sala de aula.
Providenciar: áudio e cópia das letras das marchinhas de carnaval: A jardineira, Alalaô, Aurora, Cidade Maravilhosa, Cabeleira do Zezé, Cachaça não é água, Me dá um Dinheiro aí!, Ó abre alas, etc.
1) No Brasil o carnaval é festejado de várias formas! Pesquise e informe as diferentes manifestações carnavalesca do nosso pais.
2) Com a marchinha Mamãe eu quero
- No primeiro momento ouvir a música. Depois cantar junto com as crianças, durante a semana toda, usando o chocalho de pet.
- Fazer um cartaz com a música, ilustrando com desenhos de chupetas e mamadeiras, e afixar na sala de aula, cantar apontando a escrita. Você também pode fazer máscaras e painéis com mamadeiras e chupetas feitas com papel, pratinhos descartáveis ou bexigas!
- Localizar e trabalhar a letrinha inicial do nome no cartaz. Depois, trabalhar a letrinha do nome dos coleguinhas. (EX: Com o M de Mamãe também escreve Maria, Mario...)
3) Fazer Paródias de algumas Marchinhas
Você pode fazer, juntos as crianças, várias paródias das marchinhas para cantar, dançar e se divertir, demonstrando carinho e afeição entre os colegas.
Na brincadeira sugerimos a paródia da marchinha 'Me dá um dinheiro aí'. Faça uma roda e separe pares. Enquanto cantam, as crianças apontam para o coleguinha, trocando de pares quando terminar. Todos cantam e batem palmas acompanhando o ritmo da canção.
♫ Me dá um beijinho aí
Ei você aí, me dá um beijinho aí,
Me dá um beijinho aí! ♪
Comentários